Tempo de Trabalho e Tempo Livre
Introdução: Na esfera da produção material, percebe-se que o homem tem de lutar com a natureza para satisfazer suas necessidades, bem como para manter e reproduzir a vida. Isso vale tanto para o homem selvagem quanto o civilizado, sejam quais forem as formas de sociedade e o modo de produção.
Percebe-se ainda que ao aumentar a necessidade que o homem tem também aumenta as formas de produção para o homem satisfazer-se. Sendo que a liberdade neste domínio só pode consistir no intercâmbio racional do homem com a natureza, para chegar-se no desenvolvimento humano. E segundo Marx a condição fundamental desse desenvolvimento humano é a redução da jornada de trabalho.
Desenvolvimento:
A redução da jornada diária de trabalho tem disso uma das mais importantes reivindicações do mundo do trabalho, uma vez que se constituiu num mecanismo de contraposição a extração do sobretrabalho. ( Explicação. A busca por redução do tempo de trabalho torna-se uma adversidade ao trabalho em demasia, exploratório, uma vez que ao se reivindicar pelo direito de trabalhar com uma redução de horário, mostra-se a posição tomada pelo trabalhador quanto a sua visão do trabalho e do tempo de trabalho bem como o tempo de vida).
A reivindicação pela redução da jornada de trabalho também tem por objetivo tentar minimizar o desemprego estrutural que atinge muitos trabalhadores. (Explicação. Parte do pressuposto que ao se trabalhar por menos tempo abre espaço para novos trabalhadores também executarem as mesmas atividades, bem como quando um trabalhador faz o seu labor por mais horas durante um dia, não há a necessidade de contratar mais pessoas, haja vista ter um trabalhador por mais tempo no posto de trabalho).
Não tem caráter imediato. (Explicação. A discussão da redução da jornada de trabalho configura-se apenas como um ponto de partida decisivo, para permitir uma reflexão fundamental sobre o tempo, o tempo de