Projeto de Intervenção
1 – SUMÁRIO EXECUTIVO 2
2. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 2
3. ANALISE DE CONTEXTO E JUSTIFICATIVA 4
4 – OBJETIVOS E METAS 5
5 – PUBLICO ALVO 6
6 - METODOLOGIA 6
7 – SÍNTESE DE AVALIAÇÃO 7
8 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 8
9 – CRONOGRAMA FISICO-FINANCEIRO DO PROJETO E COMPOSIÇÃO DO ORÇAMENTO 9
1. SUMÁRIO EXECUTIVO
O Projeto Lona Cultural acontecerá no CRAS Rua do fogo – São Pedro da Aldeia com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e sociais e prevenir riscos como a violência doméstica, trabalho infantil, evasão escolar, aliciação ao tráfico de drogas e conscientizá-los dos riscos decorrentes da realidade concreta.
A Instituição percebeu uma necessidade de alcançar jovens que estão iniciando a adolescência e vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, porém não foram “marginalizados”, a serem despertados para conhecerem de forma reflexiva o mundo em que serão inseridos. No “Projeto Lona Cultural” serão atendidos adolescentes de 12 a 17 anos, ofertando oficinas de: Teatro, Audiovisual, Dança, Grafite, com intervalo semanal, visando fortalecer os vínculos familiares, sociais e prevenir riscos, violência doméstica e o trabalho infantil, conscientizá-los dos riscos referente ao uso e ao tráfico de entorpecentes (drogas licitas e ilícitas). Junto ao fortalecimento de vínculos, deseja-se desenvolver um senso critico para a realidade vivida de sua comunidade, levando-os a uma necessidade de obter mais conhecimento e fazer suas escolhas pautadas numa nova realidade que antes não teriam. Essas reflexões deverão ser adquiridas nas oficinas. Será estabelecida uma parceria com a Escola Municipal Capitão Costa, localizada em uma área de abrangência próxima ao CRAS, onde estão inseridos os alunos que irão participar do “Projeto Lona Cultural”.
2. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO O CRAS Gelson Pinheiro, mais conhecido como CRAS Rua do Fogo, foi fundado em janeiro de 2007. Instalado na época próximo ao