Temperos
Alecrim
A erva, de sabor amargo e marcante, dá um toque especial a carnes, refogados de legumes, omeletes, frutos do mar e molhos. Também é utilizada para aromatizar azeites e vinagres.
Razões para incluir no cardápio
Suas folhas e flores são ricas em antioxidantes, os grandes aliados contra o envelhecimento precoce das células. Além disso, ajuda no processo digestivo, reduz a formação de gases, ativa a circulação sanguínea e tem ação diurética leve, auxiliando o organismo a eliminar as toxinas e os líquidos retidos. Também pode ser administrado na forma de chá, o qual confere efeito anti-inflamatório, antiespasmódico e relaxante, sendo uma boa arma contra o estresse e a compulsão alimentar causada pela ansiedade.
Quanto consumir?
Uma colher (sopa) diariamente.
O orégano deixa a comida supersaborosa e garante vários benefícios à saúde
Foto: Danilo Tanaka
Orégano
Recomendado para temperar carnes, peixes, molhos à base de tomate, vegetais refogados, saladas e pizzas.
Razões para incluir no cardápio
Possui substâncias como o cervacol, o cimeno, o linalol e taninos que garantem as propriedades digestivas, diminuindo a formação de gases e prevenindo as cólicas intestinais. O orégano estimula ainda a produção de enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos, combate os radicais livres e é levemente diurético. Na forma de chá, alivia a tosse.
Quanto consumir?
Pelo menos uma colher (sopa), que pode ser dividida ao longo do dia.
Açafrão-da-terra
É uma ótima pedida para dar uma corzinha a arroz, sopas, frango, peixes e até ao molho da salada.
Razões para incluir no cardápio
É rico em potássio e combate o mau colesterol (LDL), minimizando o risco de problemas cardíacos. A curcumina, pigmento presente em grande quantidade no tempero e responsável por sua coloração amarelada, tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Os benefícios são a prevenção de males como câncer e Alzheimer, a melhora no aspecto da pele, a digestão de proteínas