Resumo Hidrostática
Conceito de pressão
Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão P, exercida pela força sobre esta superfície , é , por definição :
Uma das unidades de pressão muito usada é o kgf/cm2 , que é utilizado quando a força é dada em kgf e a área é dada em cm2 . No sistema internacional de unidades a unidade adotada é o N/m2 , e nesse caso temos a força dada em Newtons e a área em metros quadrados. A unidade do sistema internacional, o N/m2 , é chamada pascal em homenagem ao cientista Blaise Pascal, assim 1N/m2 é igual a 1 Pa.
Costuma-se confundir pressão e força, isto é um erro pois a pressão envolve força e também a área em que esta força está aplicada.Assim podemos obter grandes pressões com a aplicação de forças muito pequenas, desde que as forças em questão atuem em áreas pequenas. Em todos os utensílios destinados a cortar ou perfurar(facas, tesouras,prego, etc) utiliza-se deste artifício: afiam-se estes instrumentos para reduzir a área na qual vai atuar a força, fazendo com que usando-se pequenas forças possamos realizar a tarefa.
Há situações porem em que é interessante reduzir a pressão exercida por uma força. Isto é conseguido aumentando-se a área na qual a força vai atuar. São exemplos :
Para caminhar na neve usa-se sapatos especiais, de grande área de apóio, já que a neve não suporta grandes pressões.
Os alicerces das construções devem possuir área suficiente para distribuir o peso da construção sem ultrapassar a pressão que o solo pode suportar.
Pressão atmosférica
Vivemos mergulhados em uma imensa massa de ar , que é nossa atmosfera, que como sabemos é uma mistura de gases. O ar, como qualquer corpo material, possui massa e, conseqüentemente tem peso. Se tomarmos 1000 litros de ar no nível do mar verificaremos que esse ar tem massa igual a 1,3kg, que devido a atração da terra terá um peso de 13N.
Devido ao peso do ar, a atmosfera exerce pressão sobre qualquer corpo