temas transversais
Silvana Maria de Freitas
Profª. Márcia Knabbem
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0418) Prática Módulo III
14/12/2012
RESUMO
A sexualidade infantil ganha cada vez mais espaço nas discussões e estudos científicos. Ela é fundamental na formação da personalidade, pois é uma necessidade básica do ser humano. Mas o grande problema é a forma de como a sexualidade vem sendo trabalhada nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou até mesmo silenciada pelos educadores que criam artifícios e desculpas para não trabalhá-la.
Palavras-chave: Sexualidade. Educação Sexual. Saúde.
1 INTRODUÇÃO
A Orientação Sexual nas series iniciais é um dos temas transversais1 proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, do MEC, visando à compreensão e reflexão da realidade social, construindo assim a cidadania. A proposta da inclusão da Orientação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental não é nova, haja vista foi lançada em 1996.
Orientar sexualmente não significa informar. A orientação sexual implica num mecanismo mais elaborado, segundo o qual,baseando-se em sua experiência e em seus conhecimentos, o orientador ajuda o orientando a analisar as diferentes opções disponíveis, tornando-o, assim, apto a descobrir novos caminhos. Orientar, no sentido mais amplo, significa educar, formar, não na acepção de que o educando seja uma cópia do educador, mas sim, na de que o educador dá ao educando condições e meios para que ele cresça interiormente.
Na fase da infância, cabe ao educador sanar as curiosidades das crianças trabalhando com mais ludicidade, com bonecos onde irá nomear as partes do corpo destacando o sexo, o crescimento e as mudanças corporais, as adversidades entre as pessoas, devendo sempre responder com simplicidade as curiosidades das crianças.
2 SEXUALIDADE NAS SÉRIES INICIAIS
O trabalho de