Temas Transversais
Pluralidade Cultural
UDESC – CEFID
Educação para a Saúde I
Acadêmicos: Aline Fraga,
Anderson Santos e Luiza Garcia
Pluralidade Cultural:
• Objetivo:
Desenvolvimento
do respeito
Valorizar as diversas culturas existentes no
Brasil
Convivência harmoniosa em sociedade Repúdio a todas as formas de discriminação DARIDO, Suraya Cristina. Temas transversais e a educação física escolar, 2012.
Pluralidade Cultural:
“conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crença, de sexo, de etnia ou características individuais e sociais”
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais:1997.
Pluralidade Cultural:
“As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. Além disso, esse conhecimento contribui para a adoção de uma postura não-preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e às pessoas que dele fazem parte”.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais:1997.
Pluralidade Cultural:
“Jogos, brincadeiras e brinquedos populares são parte da cultura, habitualmente transmitidos de geração para geração, por meio da oralidade. Muitos desses brinquedos e brincadeiras preservam sua estrutura inicial; outros se modificam, recebendo novos conteúdos. No entanto, observa-se, cada vez mais, que o contato das crianças com jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais vem perdendo espaço, possivelmente como conseqüência dos processos de urbanização e de produção / consumo de equipamentos de alta tecnologia (videogames, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto).”
GONÇALVES, L.