temas transversais
Crislaine Pessoa
Professor Marcelo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0640) – Fundamentos da Educação: Temas Transversais
01/12/2013
RESUMO
Este trabalho visa relacionar os Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), com as práticas docentes. Com as mudanças que a sociedade moderna exige, há as alternativas para efetivar o exercício da transversalidade e interdisciplinaridade em sala de aula. A educação que baseia-se em disciplinas está dissociada da realidade. Dessa forma, entende-se que esta na hora de transformar o ambiente escolar e os conhecimentos adquiridos em algo que tenha sentido para a vida pessoal e para a formação de um cidadão crítico e criativo. Portanto, questões urgentes da sociedade brasileira precisam ser discutidas e complementadas aos conteúdos de todas as áreas, transversalizando as disciplinas convencionais. A ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural são os temas adotados pelos PCNs, porém existem diversos outros temas que podem ser abordados em sala de aula, conforme a necessidade e realidade de cada escola.
Palavras -chave: Transversalidade,Parâmetros Curriculares, interdisciplinaridade.
1 INTRODUÇÃO
O Ministério da Educação, em 1998 definiu em seus Parâmetros Curriculares Nacionais um conjunto de temas: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo — conhecidos como Temas Transversais.
Os temas transversais, segundo o Ministério da Educação (MEC), “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política”.
É na Inglaterra que se inicia o conceito de Tema Transversal, onde aos poucos abriu espaço para outras concepções de educação, apesar de tão somente possuir um currículo