temas , disciplinas e campos filosoficos
A filosófia já existe há muito tempo, e durante sua história houveram mudanças que a modificaram em todos os sentidos.
Um exemplo que a filosófia foi modificada é o pensamento de Aristóteles de que a “filosófia era a totalidade dos conhecimentos tanto teóricos como práticos da humanidade”, esse pensamento foi desaparecendo junto com outros pensamentos da filosófia. Também desapareceu a ideia que se tinha da filosófia , na qual a filosófia era representada como uma grande árvore frondosa, cujas raízes eram a metafisica e a teologia, o tronco era a lógica, os ramos príncipais eram a filosófia da natureza, a ética e a política e os galhos extremos eram as técnicas, as artes e as invenções. A filosófia era vista como uma totalidade orgânica ou viva, era chamada de “rainha das ciências”. Mas no decorrer da história, cada ciência foi se desligando aos poucos da filosófia levando consigo seus conhecimentos práticos ou aplicados de seu campo de investigação, isto é, as artes e as técnicas a ela ligadas. As ultimas ciências a se desligar da filosófia foram as ciências humanas( psicologia, sociologia, antropologia, história, linguistica, geografia e etc.).
No século XX, a filosófia teve uma grande limitação quanto a seus conhecimentos.
E os principais motivos são:
1°- No fim do século XvIII , com o filosófo Immanuel Kant , passou-se acreditar que a filosófia não era mais aquilo que havia se pensado nos séculos passados . Kant afirmou que a filosófia não poderia ser metafisica como havia se pensado , pois o homem não havia esse poder , ele afirmava que a filosófia é uma teoria de conhecimentos.
2°- Em meados do século XIX , com o positivismo a filosófia e as ciências positivas (matemática, física , química, biologia, astronomia, sociologia) foram separadas ainda mais . As ciências diziam que a filosófia é apenas uma reflexão sobre o significado do trabalho ciêntifico. A filosófia tornou-se, assim, uma teoria das ciências