Resumo chaui cap 3 4 5
Capitulo três
Campos da investigação da filosofia
Os períodos da filosofia grega
Os historiadores costumam dividir a historia da Grécia em quatro fases.
A Grécia homérica: 400 anos. Retratada nos poemas Ilíada e Odisséria de Homero.
A Grécia arcaica, do século VII ao século V, antes de cristo. Os gregos criaram cidade como Antenas, Esparta, Tebas, megara, Samos e predomina a economia urbana.
A Grécia clássica (Sec. V e IV antes de cristo) A democracia se desenvolve e a vida intelectual e artística entra no apogeu. Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
E a Época Helenística, final do século IV antes de cristo. A Grécia passa para o poderio do império de Alexandre da macedônia e mais avante, para as mãos do Império Romano, finalizando a historia da sua existência independente.
O apogeu da Filosofia não segue exatamente como essas épocas. O Apogeu Filosófico ocorre durante o apogeu da cultura e da sociedade grega, ou seja, durante a Grécia Clássica.
Os quatro grandes períodos da filosofia grega são:
Período pré-socrático ou cosmológico, Final do século VII ao final do século V A.C. A Filosofia foca na origem do mundo e suas causas das transformações na Natureza;
Período socrático ou Antropológico, final do século V e todo o século IV A.C., a Filosofia investiga as questões humanas (ética política e as técnicas).
Período sistemático, final do século IV ao final do século III A.C. A Filosofia busca reunir e sistematizar tudo o que foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia. Mostrando que tudo pode ser objeto de conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
Período helenístico ou greco-romano, final do século III A.C. até o século VIU D.C. Nesse período que alcança Roma e o pensamento dos primeiros Padres da Igreja, a Filosofia se ocupa, sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das