Metáforas audiovisuais: créditos de abertura de filmes
Figuras de Linguagem nos créditos de abertura cinematográficos.
Os créditos de abertura são trechos de filmes onde há espaço para uma comunicação diferenciada com o espectador, mesclando os elementos gráficos e cinematográficos.
Um sequência de créditos é o trecho do filme onde são apresentados na forma de textos gráficos o título da obra, elenco, equipe e empresas produtoras.
As sequências do início dos filmes frequentemente apresentam variedade e riqueza visual em sua apresentação.
Para o desenvolvimento dos créditos de abertura, não basta dominar a tipografia e as técnicas de preparação dos textos gráficos, mas também é necessário introduzir o espectador no universo da obra e motivá-lo a assistir ao filme.
Uma estratégia criativa bastante utilizada é interpretar temas do filme na forma de metáforas visuais sugeridas pela escolha de fontes, animação das letras e diagramação dos textos gráficos.
Metáforas visuais são muito frequentes nos créditos de filmes. Ehses e
Lupton afirmam que uma metáfora é uma “comparação implicada entre dois objetos sem nada em comum que têm alguma similaridade estrutural”. Um elemento presente no crédito de abertura precisa ser recordado e comparado com outros apresentados freqüentemente vários minutos depois no filme para que a leitura da metáfora seja possível, e são essas metáforas que nos dão uma idéia do que acontecerá.
Justamente por mesclarem o potencial da comunicação gráfica com o cinema, os créditos podem apresentar mensagens visuais distintas do resto do filme, não necessariamente fiéis a uma referência indicial de cenas, atores, tramas e situações drámaticas captadas por uma câmera. Ou seja, o potencial da linguagem audiovisual se amplia nos créditos.
Os créditos favorecem a construção de metáforas visuais ao trazer influências de uma maior síntese da informação presente em peças gráficas publicitárias.
Todo elemento presente em um filme pode ser