Telúrio
O telúrio é um elemento químico de símbolo Te, de número atômico 52 (52 prótons e 52 elétrons) com massa atómica 127,6 u. É um semi-metal pertencente ao grupo 16 (VIA) da classificação periódica dos elementos. À temperatura ambiente, o telúrio encontra-se no estado sólido. Foi descoberto, no ano de 1782 ou 1783, num minério denominado calaverita por Franz Joseph Müller von Reichenstein, e isolado em 1798 por Martin Heinrich Klaproth. É usado principalmente em ligas metálicas e como semicondutor.
PRINCIPAIS PROPRIEDADES
Símbolo:Te
Nome:Telúrio
Massa atomica: com massa atómica 127,6.
Ponto de fusão: O telúrio tem ponto de fusão de 449,5 ºC.
Densidade: uma densidade de 6,25.
CURIOSIDADES
Dados historicos: O telúrio (do latim tellus que significa “terra”) foi descoberto em 1782 ou 1783 por Franz Joseph Müller von Reichenstein, na Romênia, a partir de um minério de ouro denominado calaverita (AuTe2) proveniente de uma mina da Transilvânia. Em 1798 foi isolado e nomeado por Martin Heinrich Klaproth. o qua significa o nome e para qua serve e onde e usado: A maior parte do telúrio é usado em ligas com outros metais. É adicionado ao chumbo para aumentar a sua resistência mecânica, durabilidade e diminuir a ação corrosiva do ácido sulfúrico. Quando adicionado ao aço inoxidável e cobre torna estes materiais mais facilmente usináveis. Outros usos:
EXEMPLOS
Em ferro fundido (ferro de molde) para o controle a frio.
Usado em cerâmicas. Adicionado a borracha aumenta a sua resistência ao calor e ao envelhecimento, e é usado como pigmento azul para colorir o vidro.
O telúrio coloidal tem ação fungicida, inseticida e germicida.
O telureto de bismuto apresenta uso em dispositivos termoelétricos.
O telúrio é