Telhas de ceramica
GUSTAVO SILVA TUMANI – RA: 8870419482
TELHADO DE CERÂMICA /
ELEMENTOS DE UM TELHADO, INCLINAÇÕES, REPRESENTAÇÕES GRAFICAS:
São Bernardo do Campo
2014
FACULDADE ANHANGUERA
GUSTAVO SILVA TUMANI – RA: 887041948
TELHADO DE CERÂMICA /
ELEMENTOS DE UM TELHADO, INCLINAÇÕES, REPRESENTAÇÕES GRAFICAS:
Trabalho de Telhado de Cerâmica, para a Faculdade Anhanguera. Professora Paula Desenho de Arquitetura I
São Bernardo do Campo
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas). A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água.
A função principal do telhado é a mesma que a de qualquer outra cobertura: proteger o espaço interno do edifício das intempéries do ambiente exterior (como a neve, a chuva, o vento, entre outros), também concedendo aos usuários aí localizados privacidade e conforto (através de proteção acústica, térmica, etc). Porém, diferente de outros sistemas de cobertura, o telhado também promove a captação e distribuição das águas pluviais.
Os telhados existem em vários formatos, mas todos, de uma forma geral, são constituídos pela composição de planos inclinados. De todos, o mais simples é o telhado de duas águas (o qual pode ser verificado, por exemplo, nos templos gregos clássicos). Em geral, seu principal elemento construtivo é a telha (que, por sua vez, pode ser constituída de barro,metal ou outros materiais). Normalmente a inclinação das águas de um telhado corresponde às necessidades climáticas da região no qual é construído e da cultura do lugar: alguns