Telha Ceramica
Estruturas da cobertura
Uma cobertura tem primariamente a função de proteger as edificações contra a chuva, vento e sol. As características delas vão depender basicamente do propósito da edificação, disponibilidade de materiais, tradições locais e da grande variedade de concepções arquitetônicas. Considera-se então que elementos que compõem uma cobertura são:
Elementos de vedação: telhas, lajes, outros
Estrutura portante: é o conjunto de elementos que suporta os elementos de vedação atendendo as características geométricas do espaço a ser coberto. A estrutura pode ser: metálica, concreto armado, madeira, estruturas mistas e outras.
Acessórios: calhas, condutores, elementos de fixação, peças especiais de ventilação e iluminação, etc.
Fechamentos laterais: telhas, vidro, alvenaria, outros
Elementos de vedação
Os elementos de vedação mais utilizados nas coberturas estruturadas em aço são as telhas de aço, alumínio e fibrocimento. Nos projetos de telhados devem-se observar as características e propriedades das telhas a serem utilizadas, tais como: Inclinação recomendada, recobrimentos lateral e longitudinal, vão máximo admissível, tipos de fixação, acessórios (cumeeiras, rufos, calhas, etc.). A melhor maneira de obter estes dados é consultando os manuais dos fabricantes. É importante e indispensável seguir as especificações contidas nos catálogos, pois em caso contrário o fabricante fica isento de qualquer responsabilidade.
Elementos de sustentação das telhas – terças
Sua principal função é de servir de apoio das telhas de cobertura e de elemento estabilizante das peças em que se apóiam. As seções usuais das terças são os perfis do tipo “U” laminado e de chapa dobrada do tipo “U” enrijecido. Existe a possibilidade de utilização de outros perfis e outras configurações dependendo do tipo de telha e cargas atuante. As terças quando suportam telhas de aço, alumínio ou fibrocimento podem ter vãos de até 6 metros