telhas cerâmicas
Minha decisão em pesquisar sobre o tema se deu pela grande quantidade de telhas de cerâmicas expostas na feira em comparação com as telhas ecológicas. Então farei uma breve comparação e analisar quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de telha. Recolhi um pouco de cada material explicativo, fiz pesquisas na internet e diretamente com os expositores.
Telhas Cerâmicas
Primeiramente sabemos que o uso da telha cerâmica é acessível e tradicionalmente empregada em coberturas há séculos, aqui no Brasil seu uso ocorre desde o descobrimento. A matéria-prima básica da telha cerâmica é argila, também denominada de comum ou estrutural. A telha é resultado da moldagem da massa homogeneizada de argila misturada com água. A Argila vermelha é a mais utilizada pelas industrias de produtos cerâmicos, é rica em oxido de ferro e formada por cristais muito pequenos, possui três importantes propriedades, plasticidade, retração e endurecimento por ação do calor, que são responsáveis pelas propriedades da cerâmica pronta, como: resistência ao desgaste, resistência mecânica, absorção de água, peso e durabilidade.
O processo produtivo da cerâmica consiste em quatro estágios: preparação da massa, conformação das peças, secagem e queima.
As telhas cerâmicas possuem alto grau de impermeabilidade, elevada resistência térmica, baixo índice de absorção de água, resistência de ruptura a flexão, baixa porosidade, bom isolamento termo acústico e durabilidade. Tem boa relação custo beneficio e se adapta muito bem a diferentes climas.
A desvantagem é que a produção dessas telhas causam danos ao meio ambiente, pois produzem poluição, alem disso são muito frágeis a qualquer impacto.
Existem diversos tipos de telhas que são utilizadas de acordo com sua forma e necessidades na construção, que são:
Francesa: bordas com saliências e reentrâncias. Ressalto na face inferior para apoio, usada para eventual fixação à ripa em regiões com muito