Telhas Cerâmicas
EIXO TECNOLOGIA
LABORATÓRIO DE MATERIAIS
Relatório de ensaios – Telhas cerâmicas do tipo colonial
Delmiro Gouveia-AL outubro/2012
Ana Clara Madeiros
Felipe Guilherme Melo
Gleidson Martins da Costa
Robério Satyro dos Santos Júnior
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo expor os resultados encontrados mediante os ensaios realizados em telhas cerâmicas do tipo colonial, levando em consideração os critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, na NBR 15310:05 (2009). Esta norma estabelece os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos exigíveis das telhas cerâmicas para a execução de telhados de edificações, bem como, estabelece seus métodos de ensaio.
Quanto à realização dos experimentos, os mesmos foram feitos no dia 22 de outubro de 2012.
Inicialmente realizou-se uma inspeção geral. Na sequência, realizaram-se os demais ensaios:
1- Identificação
2- Características visuais
3- Sonoridade
5- Planaridade
7- Características dimensionais
8- Rendimento médio
9- Massa seca e índice de absorção
Os dados referentes aos ensaios supracitados podem ser observados no anexo 1. Ademais, ressalta-se que os ensaios de número 4; 6 e 10 não foram realizados.
Os ensaios foram supervisionados pelo Professor Alexandre Nascimento e objetivam determinar as características geométricas e físicas das telhas cerâmicas do tipo colonial, e a partir dos resultados, definir se o lote foi aceito ou rejeitado.
2. DEFINIÇÃO DA AMOSTRA
Para definição da amostra escolheu-se de forma aleatória seis telhas para fazer as inspeções. De acordo com a NBR 15310:05 (2009), a amostra pode ser constituída por um número diferente de telhas, em função do tipo de ensaio.
Para a execução da inspeção geral, a norma NBR15310:05 recomenda dupla amostragem, sendo cada amostra constituída por 30 telhas extraídas de cada um dos lotes.
Para os ensaios de inspeção, a