Independência do Brasil
Em 1º de dezembro de 1822 D. Pedro foi coroado imperador do Brasil e logo após isso ocorreu diversas revoltas contrárias à independência em varias províncias, ocupadas por tropas portuguesas, e somente no final de 1823 o impasse estava superado com todas as províncias incorporadas ao novo império do Brasil. A maior resistência ocorreu na Bahia onde os partidores da corte dominavam a politica local. A rica área agrícola de Cachoeira na Bahia aliou-se ao príncipe e assim começaram diversas lutas entre as tropas portuguesas lideradas por Governadores das Armas e parte da população. Para enfrenta os portugueses foram contratados mercenários estrangeiros que bloquearam o porto de Salvador e tropas lideradas por franceses e então assim conseguiram derrota as tropas em julho de 1823. E nestas duas guerras da Bahia duas mulheres e foram consideradas heroínas da independência.
A fome no Brasil
A fome provém da falta de alimentos que atinge um número elevado de pessoas no Brasil e no mundo. Apesar dos grandes avanços econômicos, sociais, tecnológicos, a falta de comida para milhares de pessoas no Brasil continua. Esse processo é resultado da desigualdade de renda, a falta de dinheiro faz com que cerca de 32 milhões de pessoas passem fome.
Número extremamente elevado, tendo em vista a extensão territorial do país que apresenta grande potencial agrícola. Mas isso é irrelevante, uma vez que existe uma concentração fundiária e de renda. Grande parte do dinheiro do país está nas mãos de somente 10% da população brasileira.
Mesmo com programas sociais federais e estaduais o problema da fome não é solucionado, o pior é que ela se faz presente em pequenas, médias e grandes cidades e também no campo, independentemente da região ou estado brasileiro.
A solução para a questão parece distante, envolve uma série de