Telhado Verde
CURSO: Engenharia Civil
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA 2. SUBTEMA: QUÍMICA NA ENGENHARIA CIVIL OU SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL
3. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA\DESAFIO TÉCNICO
O desenvolvimento exorbito das cidades em relação às construções nas últimas décadas, fez com que as edificações se tornassem meios indispensáveis de sobrevivência para o homem. Apoderando-se de espaços, onde originalmente eram ocupados por vegetação, as construções contribuem em grande escala com o aumento da emissão de carbono na atmosfera. O calor acumulado nas edificações é um dos grandes fatores responsáveis pelo desconforto climático no seu interior, tornando imprescindível a utilização de sistemas elétricos como forma de refrigeração do ambiente (D’ELIA, 2009).
4. OBJETIVO
Mostrar a viabilidade da aplicação de coberturas vegetais em edificações, tendo em vista solucionar o desconforto climático e diminuir a formação de ilhas de calor, utilizando de tecnologias de baixo impacto ambiental e sistemas adequados ao contexto urbano que proporcione ao homem melhor conforto e comodidade.
5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Criado desde a época dos Jardins da Babilônia, a idéia de telhado verde passou a ser difundida apenas a partir de 1920, quando o arquiteto Charles-Edouard Jeanneret-Gris, o Le Corbusier, sentindo a necessidade de implantação de conceitos ambientais na construção civil, sugeriu que todos as edificações tivessem seu próprio terraço-jardim (D’ELIA, 2009).
A aplicação do telhado verde pode ser um instrumento importante para reduzir os impactos climáticos formados especialmente em grandes centros urbanos, também é um excelente isolante térmico, que pode diminuir em até 70% do calor dependendo da construção. É um protetor de ruídos, absorve a água da chuva e seu uso ajuda recuperar o verde nos centros urbanos diminuindo o uso de recursos que prejudicam o meio ambiente (SNODGRASS; MCINTYRE, 2010).
O telhado