televisão e a sociedade conteporanea
A Televisão tem desenvolvido um papel fundamental na sociedade contemporânea, tanto na transmissão de informação como na construção rural da sociedade. A televisão tem hoje quase de forma imediata, transmitido fatos ocorridos de um lado a outro no mundo. E consenso, que os jornais refletem a sociedade. A mídia tem papel um fundamental na forma como as pessoas absorvem a realidade, e ela tem feito isso de forma convincente.
MOCOSCOVICI afirma que nenhuma mente está livre dos efeitos com que a televisão reproduz a realidade.
Percebe-se que hoje quanto mais créditos forem dados a uma emissora, mais as suas informações transmitidas serão aceita como verdade.
A mídia pode ditar regras, estabelecer padrões, e dizer no que as pessoas devem ou não pensar.
Mídia e infância
Muito que é assistido pelas crianças passa despercebido, sem mediação adulta ou conduta critica por parte do telespectador, sendo que grande parte da programação é constituída por violência ou apelação sexual. A televisão enxerga a criança como deposito de mensagens e não como um ser em desenvolvimento e formação.
A ausência dos pais, ou daqueles que acompanham o desenvolvimento das crianças, geralmente e preenchido pela televisão.
Famílias com mais poderes aquisitivos, geralmente, possuem TV à cabo em suas residências, na qual possuem canais com programação que não apresentam nenhuma cena de violência ou apelação sexual, como é o caso dos canais de desenhos. Sendo assim, se forma mais um sistema de exclusão da sociedade, pois os mais pobres só tem acesso a programação com violência e apelação o sexo e as crianças de famílias com melhores condições financeiras tem acesso a uma programação que podem despertar sentimento de solidariedade, coletividade e harmonia.
Mas, qual o problema de uma criança assistir cenas com violência ou apelação ao sexo?
Além da deseducação dos sentidos e dos sentimentos, o problema é que o ser humano grava tudo que o vivencia,