Administração Financeira e Orçamentária
IESA – Instituto de Ensino Superior “Santo André”
Autora:
Caliana de Jesus Santos
Administração Financeira e Orçamentária
Professora: Verônica
Santo André
5° ADM-D
2014
1. Introdução
Levando em consideração a vasta área de Administração, este trabalho aponta a relevância da Administração financeira que por sinal é uma disciplina ampla e dinâmica. Afeta diretamente a vida de todas as pessoas e organizações. Visa conceituar a Administração financeira, suas modalidades legais básicas e os principais pontos fortes e fracos que afetam nos resultados das empresas e organizações.
2. Conceito de Administração Financeira
A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados às finanças das empresas e organizações. Os administradores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.
Existem três formas legais básicas de organização de uma empresa, são: Firma Individual, Sociedade por cotas LTDA e Sociedade por ações S.A. A firma individual é a forma mais comum de organização; porém a sociedade anônima é de longe a forma predominante, no que se refere à obtenção dos lucros (GITMAN, 2004, pg. 4).
3. Desenvolvimento
3.1 Empresas Individuais
Emergem da informalidade e são pequenos estabelecimentos industriais /comerciais /serviços. É um negocio que pertence à uma única pessoa, que opera seu próprio lucro. São normalmente registradas como microempresas de simples constituição. Tipicamente trabalha com pequenos negócios como: lanchonete, mercearias, sapatarias, oficinas mecânicas e entre outros.
3.2 Empresas por cotas LTDA
Sociedade limitada é o tipo mais comum e usual de empresa coletiva. É constituída por dois ou mais sócios administrando ou não determinada empresa, e a responsabilidade de