TEORIA DA HISTORIA
PADRE REVOLUCIONÁRIO É ENVIADO PARA ASSUMIR UMA IGREJA DE AALST, ONDE OS TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL VIVEM EM ESTADO DE MISÉRIA ABSOLUTA E FICA DIVIDIDO ENTRE O OFÍCIO E A CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA DOS OPRIMIDOS.
O FILME SE PASSA NO FINAL DO SÉCULO XIX EM AALST BÉLGICA, UMA PEQUENA CIDADE FLAMENGA ONDE SE INICIAM AS PRIMEIRAS REBELIÕES DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA, POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO. NESSA ÉPOCA NÃO HAVIAM LEIS QUE GARANTISSEM OS DIREITOS TRABALHISTAS, E O PAPEL DA IGREJA COM A SUA DOUTRINA SOCIAL. RERUM NOVARUN ERA MUITO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE.
NA BÉLGICA NÃO EXISTIA UM IDIOMA BELGA, AS PESSOAS FALAVAM DOIS IDIOMAS, UMA METADE DO PAÍS HOLANDÊS E A OUTRA METADE DO SUL, O FRANCÊS. A EXPLICAÇÃO ESTÁ EM UM PAÍS ABRIGAR DUAS COMUNIDADES DE ORIGEM DIFERENTE, A FLAMENGA (AO NORTE) E A VALA AO SUL).
POR ESSE MOTIVO, OS OPERÁRIOS FALAVAM EM DOIS IDIOMAS DIFERENTES AOS DA CLASSE MAIS PRIVILEGIADA (A BURGUESIA) NO CASO O (FRANCÊS).
ESSA COMUNICAÇÃO DIFICULTAVA AINDA MAIS A VIDA DOS TRABALHADORES.
A HISTÓRIA COMEÇA A MUDAR NAQUELA CIDADE (AALST - BÉLGICA) COM A CHEGADA DO PADRE DAENS QUE É DESIGNADO PARA ASSUMIR A IGREJA LOCAL.
COMPLETAMENTE SENSIBILIZADO COM AS CRÍTICAS E AS CONDIÇÕES DE MISÉRIA DA POPULAÇÃO; O SEU LADO REVOLUCIONÁRIO E ACESSO E ELE TENTA MUDAR A CONSCIÊNCIAS QUE IMPERAVA ENTRE OS OPRIMIDOS DA SOCIEDADE, OU SEJA, TOTAL SUBSERVIDÃO À BURGUESIA.
ELE SE UTILIZAVA DO JORNAL CATÓLICO PARA INCITAR O POVO A LUTAR POR SEUS DIREITOS CONTRA AS INJUSTIÇAS QUE ESTAVAM SENDO SUBMETIDOS, MAS SE MANTINHA EM UMA CONDIÇÃO DELICADA ENTRE A SUA FÉ E SUA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA.
PARA DEFENDER E REPRESENTAR O INTERESSE DO POVO, O PADRE DAENS, SE CANDIDATA A DEPUTADO PELO PARTIDO SOCIAL CRISTÃO E INSTRUI A POPULAÇÃO, ANALFABETOS EM SUA MAIORIA, À USAR O PODER DO POVO.
A AMPLIAÇÃO DO APOIO AO SER ADOTADO, PERMITIU QUE O POVO EXERCESSE SUA SABEDORIA PELO VOTO DIRETO E SECRETO, COM IGUAL PARA TODOS.
ATRAVÉS DESTE ATO DO