Tecnólogos no brasil
Processos Gerenciais
Tecnológico
O tecnólogo dessa área aplica conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Ele planeja e dirige os recursos materiais e financeiros de companhias, bancos e escritórios. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos. Pode ter formação generalista e, assim, atuar em praticamente todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Ou mais específica, focada em um setor, como o portuário, o de seguros e o de previdência. Sua formação lhe permite, ainda, abrir e administrar o próprio negócio.
O mercado de trabalho
Esse profissional tem um conhecimento administrativo muito amplo, por isso encontra trabalho em empresas de todos os tamanhos e de diversos segmentos, incluindo o terceiro setor. "Considerando que mais de 50% do PIB do Brasil é do setor de serviços, com uma população predominantemente urbana, com crescimento do consumo em todos os setores, a atividade comercial tem um futuro animador", afirma Wilson Lussari, coordenador do curso de Gestão Comercial, da Unoeste. Em todo o país há demanda por esse profissional, mas na Região Sudeste há maior concentração de vagas.
Salário inicial: R$ 2.000,00 (fonte: prof. Marcelo Pinheiro de Lucena, da FatecPB).
O curso
Existe grande variedade de cursos nessa área, com os mais diversos nomes e ênfases. Alguns preparam o aluno para se tornar um empreendedor. Outros se voltam para algum segmento específico, como Carnaval (Estácio) ou equinocultura (Veris Faculdades). Mas, em qualquer um, aprende-se, fundamentalmente, a lidar com orçamentos, investimentos, recursos materiais, administração de pessoal,