Curso tecnologo
Os cursos de Graduação Tecnológica, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil desde o começo de 1960. Com duração mínima de dois e máxima de três anos, essa graduação superior tem sido cada vez mais procurada.
Vantagens do Curso Tecnólogo
A formação rápida é uma das maiores vantagens do curso de graduação tecnológica. A duração varia de dois a três anos e a carga horária depende do projeto pedagógico do curso, podendo ser de 1600 a 2400 horas, mais as atividades extras. Trabalho de conclusão do curso (TCC) e estágio.
Os cursos de tecnólogo têm uma duração mais curta porque estão focados nos aspectos práticos da profissão desejada. Com isso, proporcionam uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. A formação é voltada para a investigação, o desenvolvimento e a aplicação prática de ferramentas e processos no mercado de trabalho.
O redirecionamento profissional é outro benefício desse tipo de graduação. Há uma grande procura por cursos de tecnólogos por parte de pessoas que já estão no mercado de trabalho, mas ainda não têm diploma superior, desejam valorizar o currículo, ou mesmo gostariam de fazer uma mudança de carreira. Por serem mais curtos e mais focados na prática, podem ser uma boa opção para quem tem uma ideia definida de carreira.
Os cursos de tecnólogo, ao contrário do que muitos pensam, não são cursos técnicos. Ao concluir uma graduação tecnológica, o aluno recebe um diploma de nível superior e pode, inclusive, utilizá-lo para ingressar em programas de pós-graduação do tipo lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). O diploma também vale como comprovação de formação superior para prestar concursos públicos. Quem conclui o curso de graduação tecnológica recebe o título de Tecnólogo.
Cursos Mais Procurados e Salários
O primeiro curso de tecnólogo do Brasil foi oferecido em 1969 pela FATEC de São Paulo. Era um curso de Construção Civil nas modalidades: Edifícios,