Tecnologias na educação é uma necessidade
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO É UMA NECESSIDADE.
Tatiana Hoppe
Professor Vilson Staub
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0163) – Prática do Módulo I
10/11/2012
RESUMO
A era da tecnologia só trouxe dinamismo e informações a um toque de dedos. Surgiram com ela uma infinidade de produtos e serviços. Em meio a toda essa evolução a escola não poderia ficar de fora. Programas estão sendo criados pelo Ministério da Educação para implantação de laboratórios de informática, oferecendo ao aluno essa inclusão digital. O professor tem um papel fundamental de desenvolver atividades utilizando esses recursos tecnológicos e tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas. A internet sendo utilizada para pesquisas de trabalhos e até mesmo usando as redes sociais de forma a divulgar e interagir com os alunos, os jogos educativos saíram dos tabuleiros e fora para dentro do computador e a lousa digital uma ferramenta ultramoderna, implantada em grandes centros do país, se usada de forma correta auxilia o professor no processo de ensino e prende atenção do aluno na aprendizagem.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Internet, jogos educativos e lousa digital.
1 INTRODUÇÃO
Os meios tecnológicos foram aparecendo aos poucos, a menos de três décadas, e as escolas estão vivendo essa era onde tudo acontece muito rápido, as informações estão disponíveis a um toque de dedos.
Segundo Lakatos e Marconi (1999, p. 225) os instrumentos mais comuns da educação, “saliva”, o “dedo e a poeira”, “ou instrumento pontudo e argila”, “a pena de aves e o papiro” etc. Os meios audiovisuais e os computadores apareceram apenas nos últimos trinta anos.
Vivemos um momento tecnológico, Tiba (2007, p.236) afirma:
Não dá para negar. As crianças são muito mais inteligentes hoje do que no passado. Estimuladas desde cedo por brinquedos interativos, televisão, computadores um volume