TECNOLOGIA ASSISTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR 18 06 2015 ultima versao
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES1
Ana Aparecida Gallego2
Maria Aparecida dos Santos3
RESUMO
Este trabalho propõe discutir o uso da Tecnologia Assistiva como uma ferramenta que possibilita a construção de práticas educativas que promovem a ampliação da acessibilidade, da adaptação curricular e da implantação de práticas pedagógicas que qualifiquem o atendimento de alunos com deficiência e mobilidade reduzida. A introdução da Tecnologia Assistiva no ambiente escolar deve ocorrer de forma democrática, considerando a participação de todos que estão envolvidos com o aluno, a decisão do uso da TA é um exercício de Cidadania que tem como propósito ser o ponto de apoio para a inclusão social e da construção de saberes escolares. Neste contexto pensar no ambiente que promove a Educação Especial é pensar em um espaço dialógico, acolhedor, compromissado e preparado para promover a Educação Inclusiva.
Sob a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação
Básica (2001) nos norteamos para traçar a relação da Educação Especial e Tecnologia
Assistiva em seus diversos âmbitos. Esta pesquisa foi realizada através da revisão bibliográfica, na qual nos aprofundamos teoricamente para buscar a compreensão de normativas legais e textos que tratavam do uso da Tecnologia Assistiva em ambiente escolar. Palavras Chave: Tecnologia Assistiva, inclusão e ambiente escolar.
1
Artigo apresentado a Universidade Camilo Castelo Branco como requisito para a obtenção do título de Pedagoga, sob a orientação do Ma. Zilda Borges Da silva. São Paulo, 2015.
2
Acadêmica do curso de anaapgallego@bol.com.br 3
Acadêmica do curso de aparsantos@bol.com.br Pedagogia
da
Universidade
Camilo
Castelo
Branco.
E-mail:
Pedagogia
da
Universidade
Camilo
Castelo
Branco.
E-mail:
1
INTRODUÇÃO
As mudanças tecnológicas contribuem significativamente para ajudar a modificar e construir meios para atender as necessidades humanas, inclusive com