XMDEFREITAS

1368 palavras 6 páginas
DERIVAÇÃO
Atendo-nos ao sentido literal do título em questão, constatamos que se trata da formação de algo a partir de uma base já existente. Constatação esta que se encontra intrinsecamente relacionada ao processo de formação de palavras das quais utilizamos para formar nosso léxico.
Partindo-se dessa premissa, há que se mencionar que na Língua Portuguesa há dois processos básicos de formação de palavras: a derivação e a composição. A derivação, alvo principal de nossos estudos, consiste na formação de novas palavras a partir de uma palavra primitiva, ora materializada por meio de afixos. Destafeita, tomemos como ponto de partida a palavra “terra”, assim evidenciada:

Dessa forma, a derivação manifesta-se das seguintes maneiras:

* Derivação prefixal (ou prefixação)
Tal modalidade é resultante do acréscimo de prefixo à palavra primitiva, cujo resultado implica na alteração de sentido.
Exemplos:
leal– desleal por– dispor feliz– infeliz fazer – desfazer...

* Derivação sufixal (ou sufixação)
Resulta no acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva.
Exemplos:

terraço pedraria felizmente...

* Derivação prefixal e sufixal
Consiste na formação de uma nova palavra a partir do acréscimo simultâneo de um prefixo e de um sufixo ao radical.
Exemplos:
desigualdade infelizmente desvalorização...

* Derivação parassintética
Consiste também no acréscimo de um prefixo e um sufixo ao radical, de modo a fazer com que a palavra não exista apenas com um ou com o outro. Representa um processo que dá origem principalmente a verbos, obtidos a partir de substantivos e adjetivos.
Exemplos:
abençoar –bênção amanhecer -manhã amaldiçoar –maldição enrijecer –rijo enlouquecer –louco entristecer – triste...

* Derivação regressiva
Consiste na retirada da parte final de uma palavra primitiva, obtendo-se, assim, uma palavra derivada. Representa um processo que resulta na formação de substantivos a partir de verbos que indicam

Relacionados