Formação docente: a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Especial e Inclusiva
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Especial e Inclusiva: realidade e desafios na formação de professores através do PROINFO.
Flávia Ramos Cândido1
Leiva Márcia Rodrigues de Almeida2
RESUMO
Os avanços tecnológicos provocam transformações na sociedade que ocasionam mudanças também na educação especial e inclusiva. Cientes disso, órgãos como o Ministério da Educação elaboram políticas públicas pensadas para a formação continuada de professores no que tange o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação. O objetivo deste trabalho é compreender a percepção dos professores quanto à formação docente para uso das tecnologias, e em especial, avaliar a oferta do curso PROINFO, que compõe o Programa Nacional de Tecnologia Educacional, oferecido na modalidade semipresencial, a fim de verificar a sua eficiência e utilidade como recurso mediador no processo de ensino e aprendizagem. Foram aplicados questionários para Professores da rede pública de ensino do Distrito Federal e professores da rede de ensino municipal e estadual da cidade de Campos Belos-GO. Para análise dos dados, utilizou-se análise de conteúdo baseado em Laurence Bardin (1993). Ficou constatado que existem avanços importantes quanto a recepção da informática e a flexibilidade dos professores em usar as novas tecnologias da informação com o aumento de seu interesse pelos cursos de formação. Os professores percebem resultados efetivos positivos na aprendizagem de alunos com necessidades especiais mediada por tecnologias embora considerem falha e generalista a formação para seu uso.
Palavras-chave: Tecnologias na educação especial e inclusiva; formação de professores; PROINFO.
INTRODUÇÃO
Segundo Raiça (2008), o advento das tecnologias da informação e comunicação provoca mudanças visíveis na sociedade e representa desafios que chegam até a escola no bojo das transformações do mundo contemporâneo. Tal