Tecnologias Fotovoltaicas
Energias Renováveis I
Sumário
Os problemas ambientais existentes atualmente, como o aquecimento global ou a poluição atmosférica, aliados a uma menor quantidade de combustíveis fósseis, motivam a criação de soluções alternativas às convencionais cada vez mais competitivas e sustentáveis.
No âmbito da unidade curricular Energias Renováveis e com o tema Tecnologias Fotovoltaicas foi desenvolvido um projeto que visa utilizar tecnologias fotovoltaicas, magnéticas e termoelétricas para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de poluentes associadas a camiões de refrigeração.
Inicialmente optou-se pela utilização de um método de refrigeração convencional, contudo estes sistemas acarretam enormes gastos de energia e de combustível. A alternativa encontrada a este sistema é a refrigeração magnética.
Relativamente às tecnologias fotovoltaicas, entre os vários tipos de células existentes foram escolhias a células sensibilizadas por corante, já que, apesar de terem uma eficiência baixa, absorvem uma quantidade considerável de radiação difusa.
Em adição aos dois novos sistemas já referidos, foi aplicada uma tecnologia recente que se baseia no seeback effect, um fenómeno termoelétrico, e que pretende ser acoplada ao tubo de escape do camião.
Os resultados obtidos confirmam que o método de refrigeração magnética, face ao convencional, necessita de muito menos combustível, o que implica uma redução das emissões de CO2.
Índice
Sistema convencional
Refrigeração Magnética
Tecnologias fotovoltaicas
Termoelétrico
Conclusao
Bibliografia
Sistema Convencional Na figura 1 está representado um esquema do contentor para o qual o projeto foi realizado, com as suas dimensões.
Figura – Dimensões do contentor de refrigeração [1] O sistema mais comum de refrigeração de contentores baseia-se na compressão de um líquido refrigerante poluente, um