Indústria do Silício
O principal material utilizado para a confecção de cédulas fotovoltaicas comerciais é baseado em Silício, devido a sua facilidade de obtenção, domínio da tecnologia de confecção e abundância do material. Mesmo assim o NREL (National Renewable Energy Laboratory – Laboratório Nacional de Energia Renovável) possui diversas linhas de pesquisas sobre a utilização do Silício: Baseia-se em zonas flutuantes com controle do nível de defeito cristalográfico ou níveis de impurezas controladas e seus efeitos sobre o tempo de vida dos portadores de carga minotários e seu impacto na eficiência da célula fotovoltaica. Esse estudo visa descobrir a faixa de impurezas e defeitos incluindo os limites de deslocamento dos grânulos, lacunas no Silício, influência do hidrogênio (H), nitrogênio (N) e Ferro (Fe).
Por: Leandro Lima – Curso de Engenharia Elétrica – UFU
Energias Renováveis
A crise energética e a busca por energias renováveis têm reacendido o debate sobre fontes alternativas de energias, como a fotovoltaica, na qual células solares convertem luz diretamente em eletricidade.
Energia fotovoltaica nos estádios da Copa do Mundo
Pelo projeto proposto, todos os estádios da Copa de 2014, que será no Brasil, utilizariam energia fotovoltaica. O projeto tem apenas um parágrafo, mas tem grandes chances de aprovação.
Por: Alex Sander Alcântara – Agência Fapesp – 12/03/2010