Artigo - Energia Fotovoltaica
1. RESUMO
O presente trabalho tem como finalidade apresentar a tecnologia de captação solar para produção de energia elétrica, denominada Energia Fotovoltaica. Em seu desenvolvimento, encontram-se a definição, história, instalação e benefícios.
Podemos ressaltar que a tecnologia é viável e econômica, visto que a implementação é fácil, barata e se obtém retorno quase instantâneo.
2. Introdução
A energia fotovoltaica é obtida através da radiação solar. A radiação é captada através de células fotovoltaicas constituídas de silício, um mineral abundante em nosso país.
A tecnologia é utilizada em diversos meios:
Baixa potência
Utilizadas em meio urbano, como, por exemplo, em postes elétricos e sinais de trânsito, acessórios de veículos, recargas de pequenas baterias.
Média potência
Utilizadas em residências e habitações rurais, bombas de água.
É uma energia limpa e barata, que merece investimentos de instituições públicas e privadas.
Palavras chave: Energia Fotovoltaica, Energia Solar, Tecnologia.
3. História – Primeira célula fotovoltaica
O efeito fotovoltaico foi observado no século XIX, por Edmond Becquerel que observou que placas metálicas, quando mergulhadas em um líquido eletrólito, produziam uma pequena diferença de potencial quando expostas à luz. Em 1877, W. G. Adams e R. E. Day produziram o primeiro dispositivo de produção de energia baseado em luz, utilizando as propriedades fotocondutivas do selênio.
Somente no início do séc. XX, com a explicação do efeito fotoelétrico por Albert Einstein, deu-se início a novas descobertas na área. Gerald Pearson descobriu que quando uma barra de silício era mergulhada em um líquido quente de lítio, e eram expostas à luz, esta produzia energia elétrica.
4. Energia Fotovoltaica – Que é?
A energia fotovoltaica, ao contrário da crença popular, não é obtida através da temperatura da luz do sol e sim através da radiação solar. É uma energia limpa e renovável. A título de informação,