Pesquisa
Assunto: Noções Fundamentais da Estatística.
Pesquisa Tele Aula 01
Estatística Descritiva
Visa descrever o real de forma a permitir entendê-lo melhor. A Estatística Descritiva trata da recolha, organização e tratamento de dados com vista a descrever e interpretar a realidade atual ou fatos passados relativos ao conjunto observado. O seu objetivo é informar, prevenir, esclarecer.
A Estatística Descritiva pode ser resumida nas seguintes etapas:
1. Definição do problema;
2. Planejamento;
3. Coleta de Dados – Critica dos Dados;
4. Apresentação dos Dados – Tabela ou Gráficos;
5. Descrição dos Dados.
6. Exemplo:
Exemplo:
Medidas de tendência central
Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, a mediana, ou a moda. Por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada chamada quantis como quartis, decis, ou percentis.
Estatística Indutiva
Trata de estabelecer conclusões relativas a um conjunto mais vasto de indivíduos (população) a partir da observação de parte dela (amostra) com base na estrutura matemática que lhe confere o Cálculo Das Probabilidades.
População
São a totalidade de pessoas, animais, plantas ou objetos, da qual se podem recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões.
Amostra
È um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogênea por um processo aleatório. A aleatorização é condição necessária para que a amostra seja representativa da população.
Variáveis
São características que são medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa. Diferem em muitos aspectos, principalmente no papel que a elas é dado em uma pesquisa e na forma como podem ser medidas.
Vários tipos de variáveis são encontrados no dia-a-dia, sendo importante a distinção entre as mesmas. São elas:
Variável Qualitativa ou Atributo - Quando uma característica ou