degradação do solo
Devido ao grande desenvolvimento da globalização e o uso contínuo de tecnologias poluentes, o aumento de temperatura é facilmente perceptível. E, caso as previsões feitas por estudiosos sejam concretizadas, elas trarão graves prejuízos não só ambientais, mas também econômicos e sociais.
Nos dias atuais, a energia se tornou essencial para a humanindade, sem a qual praticamete não conseguimos desempenhar atividades simples, como por exemplo, locomover-se, comunicar-se, fabricar roupas e alimentos, além de mantar uma vida confortável e saudável.
Como obtê-la, contudo, é a grande questão, pois a um primeiro olhar podem parecer baratas e práticas,mas depois podem revelar-se extremamente danosas do ponto de vista social e ambiental. O carvão e o petróleo são exemplos disto, pois uma vez empregados na indústria e na produção de energia, geram grandes impactos através da sua queima que libera gases contribuentes para os problemas ambientais enfrentados atualmente, além de outros impactos.
Existem hoje diversas opções de fontes energéticas limpas, como a energia a partir do sol (solar), do vento (eólica), das ondas e da biomassa. Cientistas e especialistas ambientais não param de repetir que o uso de energias renováveis é uma das principais maneiras de minimizar as mudanças climáticas.
Em vista dos fatos citados acima, os investimentos referentes a fontes de enrgia limpa vêm crescendo em todo o mundo de forma significativa, influênciados pelos problemas ambientais causadas pela utilização de energias não renováveis aliados ao esgotamento dessas fontes. De acordo com o relatório Renewable 2010 – Global Status Report, a energia fotovoltaica conectada a rede cresceu 53%; a eólica, 32%; o aquecimento solar de água e ambientes, 21%; a energia geotérmica, 4% e a hidroeletricidade, 3%.
Histórico das Células Fotovoltaicas e a Evolução da Utilização de Energia Solar
No Hemisfério Norte, desde a década de 1970 a