A Ciência e a arte
Exercício 1
1. Comente os principais argumentos utilizados por Paul Langevin (em seu texto “O Valor Educativo da História das Ciências”) para a utilização da História da Ciência na educação científica. Você encontra alguma ressonância entre o relato de Langevin e a sua própria trajetória acadêmica?
Segundo os relatos de Paul Lengevin no texto, podemos ver que muitas vezes recebemos informações sem saber sua origem e quem nos passa, geralmente, só passa o que acha importante, mas a questão é: importante para quem? , pois como o exemplo dos relatos de Thénard sobre a água oxigenada e a Teoria da Relatividade, o que foi passado sendo julgado como o principal não saciou a necessidade do saber do receptor e acabou sendo apenas um estímulo ou lacuna para tempos depois serem preenchidas com o auxílio de pesquisas extracurriculares visando as reais razões e utilizações daquelas teorias. Se o professor, ou quem quer que esteja passando conhecimento científico, tiver a ciência de que a história também deve fazer parte desse partilhar de conhecimentos, provavelmente teriam mais sucesso, pois o saber de onde vem e o porque surgiu é importante para uma melhor compreensão do assunto abordado, pela melhor obtenção de detalhes e uma possível comparação histórica evolucional.
Na minha experiência acadêmica, vejo a ausência da apresentação científica mostrando a sua origem e a sua razão, provocando muitos questionamentos, criando imposições dogmáticas pela ausência de detalhes e apenas a aplicação dos estudos voltada para a reprodução, não para a criação e o questionamento de novas ideias, assim não havendo uma real formação de ser pensante e sim uma criação de ser reprodutor de ideias já postas como verdades absolutas.
2. Faça uma breve exposição sintetizando as suas impressões quanto ao texto “Física e Arte: Uma Ponte Entre Duas Culturas".
A interdisciplinaridade é uma grande aliada para a didática de sala de aula nos dias de