Arte e Ciências
FILOSOFIA DA ARTE
O termo "filosofia da arte" é muitas vezes confundido com o termo "estética". Alguns autores insistem em separar uma coisa da outra, mas um termo e outro não deixam de designar a mesma coisa: a relação do pensamento filosófico com a criação artística.
Estética vem do grego aisthesis, que significa “faculdade de sentir”, “compreensão pelos sentidos”, “percepção totalizante”.
Como a estética envolve teorias da criação e percepção artísticas, torna-se objeto de questionamento filosófico.
A criação é o espaço onde atua o artista, e a estética, o espaço onde se exerce a teorização acerca do trabalho do artista.
SOCIOLOGIA DA ARTE
O objetivo da Sociologia da Arte é estudar a arte como produto da sociedade humana, analisando os diversos componentes sociais que ocorrem na sua gênese e difusão da obra artística.
É uma ciência multidisciplinar porque recorre a outras disciplinas como a cultura, a economia, a política, a antropologia, a lingüística, a filosofia, por exemplo, para sua análise.
Exemplo: arte de elite, arte popular e arte para as massas
PSICOLOGIA DA ARTE
É o recorte da disciplina de psicologia que estuda os fenômenos da criação e da apreciação artística.
Vários cientistas colaboraram , e colaboram, para o desenvolvimenjto desta disciplina, tais como Sigmund Freud, a Escola da Gestalt, Lev Vygotski e Howard Gardner.
HISTÓRIA DA ARTE
É uma disciplina que estuda a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas, dos estilos, dos conceitos transmitidos através das obras de arte.
Costuma referir-se à história das artes visuais mais tradicionais, como a pintura, escultura e arquitetura.