SISTEMA DE ADOÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Unidade Acadêmica de Ensino de Direito
Direito
NATHÁLIA KAROLINE PONTELLO DE VASCONCELOS
SISTEMA DE ADOÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
SETE LAGOAS
2013
NATHÁLIA KAROLINE PONTELLO DE VASCONCELOS
SISTEMA DE ADOÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
Projeto de monografia apresentado ao curso de Direito, da Unidade Acadêmica de Sete Lagoas – FEMM, como requisito parcial da disciplina Elaboração de Projeto Monografia I.
FINALIDADE: Discutir acerca da relação entre a Adoção e seu sistema no Brasil, juntamente com as causas e efeitos de tal medida, e verificar o papel da mídia no que diz respeito a influência de opniões.
SETE LAGOAS
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERIZAÇÃO DO FOCO DA PESQUISA 4
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 5
3.1 Área 5
3.2 Delimitação do Tema 5
3.3 O Problema 5
4 OBJETIVO 5
4.1 Objetivo Geral 5
4.2 Objetivo Específicos 5
5 JUSTIFICATIVA...................................................................................................................6
2 CARACTERIZAÇÃO DO FOCO DA PESQUISA O instituto da Adoção é uma modalidade artificial de filiação pela qual passa a aceitar como filho, de forma voluntária e legal, um estranho no seio familiar. O vínculo criado pela Adoção visa imitar a filiação natural, ou seja, aquele oriundo de sangue, genético ou biológico, razão pela qual, também é conhecida como filiação civil. No que tange sua conveniência, é destacado: em relação à criança ou ao adolescente carente ou abandonado, é inafastável, todavia, quanto àquele que não se encontra numa das situações acima elencadas, há quem diga que possibilita a fraude fiscal, tráfico de menores, etc.
Vigorou unicamente em nosso país, consoante o Código Civil de 1916, durante anos, um sistema de adoção que privilegiava dar filhos aos casais que não