Tecnologias do Século XX
Surgimento do Motor Elétrico
Surgimento dos Circuitos Integrados
Fortaleza / 2011
SUMÁRIO
Conteúdo
1. Motor Elétrico (Definição)
Motor Elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
1.1. Funcionamento de um Motor Elétrico
Grande parte dos motores elétricos funcionam através da interação entre campos eletromagnéticos. O princípio fundamental em que baseiam-se os motores eletromagnéticos é que há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. A força é descrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular ao fio e ao campo magnético.
A maioria dos motores magnéticos são giratórios, mas existem também os tipos lineares. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmente no interior) é chamada de rotor, e a parte estacionária é chamada de estator. O motor é constituído de eletroímãs que são posicionados em ranhuras do material ferromagnético que constitui o corpo do estator e enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o rotor.
1.2. Tipos de Motores Elétricos
Os motores elétricos mais comuns são os motores de corrente contínua e os motores de corrente alternada.
1.2.1. Motores de Corrente Contínua
São motores de custo elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua. Podem funcionar com velocidades ajustáveis entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências