TECNOLOGIAS PARA COMUNICAÇÃO NOS SÉCULOS XIX E XX
TECNOLOGIAS PARA COMUNICAÇÃO NOS SÉCULOS XIX E XX
CASCAVEL
2014
TECNOLOGIAS PARA COMUNICAÇÃO NOS SÉCULOS XIX E XX
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de História da Comunicação, do curso de Comunicação social: Publicidade e Propaganda, da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor Orientador: Marco Sella
CASCAVEL
2014
1. TELÉGRAFO.
Criado e desenvolvido na década de 30 do século XIX, o telégrafo foi a primeira tecnologia de informação utilizada em caráter mundial. Sua evolução transformou o modo de comunicação, acelerando o tempo entre a circulação de notícias e informações e principalmente modificou o modo de descrição desses acontecimentos.1 Foi também o primeiro meio de comunicação que obteve sucesso ao utilizar a eletricidade no processo comunicativo.
O objetivo da máquina era transmitir mensagens de um ponto para outro em amplas distâncias, utilizando códigos para uma rápida e garantida transmissão. Essas mensagens eram conduzidas através de fios dotados de corrente elétrica.
Este meio de comunicação contou com diversos colaboradores, desde os primeiros experimentos com a eletricidade até a invenção e desenvolvimento do telégrafo. Destaca-se, porém, Samuel Finley Breeze Morse (Estados Unidos), que obteve maior sucesso com o sistema ‘dot-dash’ (ponto-traço), que é utilizado por todo o Mundo até hoje, o famoso código morse.2
Morse, após receber um importante financiamento do Congresso, inaugurou a primeira linha telegráfica entre Washington e Baltimore, oficializando a primeira transmissão com a mensagem “What hath God wrought!” (Que obra Deus fez)3.
A partir de então, a indústria telegráfica passou a crescer rapidamente nos Estados Unidos e na Europa, estimulada pela demanda das ferrovias dos setores comerciais e financeiros e também pela imprensa. Marshall McLuhan, autor da obra Os