Tecnologias de Produção mais Limpa em Hotelaria
Hotelaria
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
Para elaboração do trabalho sobre tecnologias de produção mais limpa foi escolhido um processo de prestação de serviços dentro da área hoteleira.
O setor de hospedagem, em geral, não está associado a imagens de poluição e degradação ambiental, no entanto, os impactos causados decorrentes do manuseio de água, energia, resíduos e produtos químicos, além da postura em relação a áreas verdes e poluição atmosférica e sonora, podem ser significativos, levando em conta o número total de empreendimentos, bem como o crescimento da hotelaria nos últimos anos.
A hotelaria engloba o mercado da hospedagem e consiste em detalhes, são eles que fazem a diferença em cada empreendimento, por isso o planejamento da estrutura de um hotel deve ser feito previamente e analisado em busca de suprir todas as possíveis necessidades de hóspedes e funcionários. Todas as áreas devem ser englobadas estabelecendo um acordo com o padrão escolhido para o hotel, somando também um programa de gestão integrada que busque suprir as reais necessidades de economia de bens naturais, água, energia, ou seja, dar a devida importância as questões ambientais e prover a responsabilidade entre funcionários e clientes perante o meio ambiente.
O processo escolhido dentro do ramo de hotelaria para confecção do trabalho está diretamente ligado ao departamento de governança – setor do hotel responsável pela limpeza, arrumação e lavanderia do hotel. Serão apresentados os procedimentos normalmente utilizados no departamento diariamente, apontando as emissões e resíduos gerados durante a prestação de serviço e sugeridas soluções de tecnologias de produção mais limpa para o empreendimento.
Abaixo a descrição dos processos que serão analisados:
a) Limpeza das unidades habitacionais – realizadas diariamente de duas maneiras diferentes: arrumação e limpeza geral. A arrumação dar-se quando o