Conceituação Sobre Controles
Segundo o dicionário Aurélio, controle é uma fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, etc., para que não se desviem das normas preestabelecidas. Em um setor como o de hotelaria, a implantação de um sistema controlador e eficiente é de fundamental importância para se evitar perda de dinheiro e elevação nos custos.
Porquanto, é conveniente adotar um sistema de controle hoteleiro onde a emissão de documentos fiscais e de controle interno dão respaldo à contabilidade e são destinados à composição de relatórios diversos, contábeis e extracontábeis. Os documentos de controle interno são as próprias faturas, recibos, borderôs, fichas de estoque, comandas, e outros correspondentes à operação do hotel. Os documentos contábeis são os mesmos de uma contabilidade, como o diário, razão, balancetes e etc. (Índio Cândido, 1982).
Com a evolução da tecnologia deu-se a necessidade de utilização de programas destinados à hotelaria que facilitasse a sua operação. As vantagens da informatização para a hotelaria são bastante visíveis (índio Cândido, 1982):
Agilidade no processamento de dados;
Elaboração de documentos;
Dados claros e números exatos;
Variedade de relatórios e
Controle.
Para um melhor controle em hotelaria a informatização não é sozinha responsável. O aproveitamento de funcionários controladores possibilita um melhor sistema operacional de serviços que o hotel emprega. Dependendo do sistema operacional adotado pelo hotel, o funcionário deverá atuar em controles de fiscalização do sistema informatizado, auditorias e conferências de notas fiscais e documentos, por exemplo, como também deverá assumir as providências na operação indevida de acordo com as normas e exigências preestabelecidas pela diretoria do hotel.
Um dos setores que exige maior controle dentro de um hotel são os bares e restaurantes. Em geral, abertos ao público, fator preponderante para o aumento do faturamento de um hotel. É um setor