Trabalho Hotel Da Bahia
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GASTRONOMIA
COZINHA NA HOTELARIA
ANA PAULA SANTOS
ANTÔNIO MESQUITA
EMILINE SANTIAGO
SANDRA SILVA
SALVADOR-BA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GASTRONOMIA
HOTEL SHERATON DA BAHIA
Trabalho apresentando à disciplina de Cozinha na Hotelaria do Centro Universitário Estácio da Bahia – Graduação Tecnológica em Gastronomia, como requisito parcial para conclusão do 3º semestre sob a orientação do professor Seliz Grassini.
SALVADOR-BA
2015
RESUMO
A pesquisa foi baseada em um roteiro de visita e entrevista construído por nossa orientadora e professora Seliz Grassini. Visitamos uma única vez o Hotel Sheraton da Bahia e com isso observamos e conseguimos respostas para a concretização do trabalho. Utilizamos, também, pesquisa bibliográfica baseada em artigos e sites relacionados ao hotel e esperamos que a pesquisa sirva de apoio a quem tiver interesse no assunto.
Palavras-chaves: hotel Sheraton da Bahia, gerente de A&B, serviço de A&B.
1 INTRODUÇÃO
Entre 1947 e 1951, quando foi governador da Bahia, Octávio Mangabeira executou inúmeras obras de porte na capital do Estado, como a Praça de Esportes e a estrada Pituba-Itapuã (que posteriormente tiveram seus nomes alterados para homenageá-lo), o Aeroporto Dois de Julho e o Fórum Ruy Barbosa, e deu início às obras de construção do Teatro Castro Alves.
Neste conjunto de grandes iniciativas, merece destaque o Hotel da Bahia, finalizado na gestão de Octávio Mangabeira – ainda que inaugurado somente em 24 de maio de 1952 – e que rapidamente se consolidou como o principal espaço de encontro da high-society baiana e dos vips de passagem por Salvador.
O Hotel da Bahia, foi projetado pelos arquitetos Diógenes Rebouças e Paulo Antunes Ribeiro, teve sua construção financiada “meio a meio” por empresários locais e pelo governo Octávio Mangabeira, tendo como objetivo dotar a