Trabalho de Conclusão de Curso
Francisco José Quaresma de Figueiredo (UFG)
Though this be madness, yet there is method in’t.2
Shakespeare (1979)
Para o aluno do curso de Letras se graduar, é necessário que, ao final do curso, submeta à aprovação um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).3 Trata-se de um texto acadêmico, desenvolvido individualmente, sobre um assunto relacionado à área em que o aluno se insere, orientado por um professor do curso, a partir de um projeto de pesquisa.4 É um item obrigatório para a integralização curricular e é um dos itens avaliados pelo INEP.5 A aprovação do TCC – por banca examinadora constituída para esse fim – é, pois, um dos requisitos necessários para a obtenção do diploma de curso superior. Em caso de reprovação, o aluno estará impedido de colar grau até que se submeta a uma nova avaliação e obtenha aprovação.
O formato do TCC varia entre os diversos cursos e entre as diferentes instituições. Dessa forma, as orientações aqui apresentadas – baseadas nas leituras de Mendonça, Rocha e D’Alessandro (2001), Alvarenga e Rosa (2003), Araújo, Dalmoro e Figueira (2003), Mendonça et al. (2003), Bastos et al. (2004), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2005), Severino (2007), Kahlmeyer-Mertens et al. (2007), Booth, Colomb e Williams (2008) e Furasté (2008), bem como nas normas da ABNT – configuram-se como um dos possíveis modelos para a elaboração de um TCC, devendo o aluno discutir, com seu orientador, a melhor forma de elaborar o trabalho.
As partes do TCC
De acordo com a NBR 14724, a estrutura de tese, dissertação ou de outros trabalhos acadêmicos compreende as seguintes partes e sequência:
a) elementos pré-textuais: capa (obrigatório), lombada6 (opcional), folha de rosto (obrigatório), errata (opcional), folha de aprovação (obrigatório), dedicatória(s) (opcional), agradecimento(s) (opcional), epígrafe (opcional), resumo na