Tecnologia e ferramentas de gestão
Introdução
O presente trabalho tem a finalidade de aprimorar nosso conhecimento, e relatar o desenvolvimento, quanto às ferramentas de qualidades, mais especificamente Seis sigma e BSC ,através de estudos e pesquisas . Benchmarking
É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros que tenham praticas exemplares de administração. A essência do benchmarking é a busca das melhores práticas da administração como forma de ganhar vantagens competitivas.
Exiistem 5 motivos para fazer benchmarking; estabelecer uma diferença, estabelecer padrões mais altos, aprendizagem contínua, sinergia de ideias, e foco na performance.
Gerenciamento com o livro aberto – Open-book Management.
O Open-book Management é uma metodologia que permite envolver as pessoas e fazer que assumam conjuntamente à responsabilidade pelo sucesso organizacional, por intermédio de conhecimento de todos os dados de dentro de uma empresa, com a divulgação transparente de todos os dados organizacionais pelos responsáveis com a disseminação de sua missão, visão, valores, política de qualidade, objetivos, metas, planos, programas, instruções de trabalho, problemas, desafios, entre outros.
Para a implementação deste método é preciso que uma série de fatores sejam atendidos: que toda a empresa esteja ajustada, com pessoas competentes a superar os desafios das tarefas organizacionais, ambiente de extrema cooperação entre as pessoas e transparência total. De certo haverá certa resistência dos gestores na maioria das empresas, devido a desconfiança e ao medo de expor-se a concorrência, divulgando muitas vezes segredos do negócio.
Entretanto não se pode e não se deve diminuir esta técnica, pois em época de mudanças, concorrências e pressões, deve-se inovar e diferenciar os fatores que levarão a empresa ao sucesso.
Reengenharia
A reengenharia é um sistema administrativo