Tecnologia como ferramenta de gestao
Atualmente, qualquer pessoas corre o risco de seus e-mails invadidos a qualquer segundo. Assim como as pessoas, as empresas também correm esse risco, e, justamente por isso, a maioria delas já adotam métodos de monitoramento de redes para vigiar o que os funcionários acessam através da Internet e e-mails durante o expediente de trabalho. Os servidores de e-mails estão cada vez mais bem protegidos contra os chamados Spams, mas, ainda assim toda a segurança se faz necessário para a proteção de informações, e em muitas empresas, esse monitoramento também visa manter a produção de seus colaboradores em alta. O surgimento da internet proporcionou o rompimento de barreiras, pois é utilizada como meio de comunicação e de conhecimento por todas as esferas da sociedade: famílias, estudantes, empresas e Governo. Através da rede é possível “navegar” por páginas diversas, receber correspondência via e-mail e arquivos, e ainda obter e usar programas que estão no chamado mundo virtual.
Entretanto, a expansão deste importante meio de comunicação trouxe alguns problemas e prejuízos, de difícil regulamentação. O maior dos problemas dentre todos enfrentados pela tecnologia da informação, sem dúvida é o fator segurança, pois, se tornou um dos mais críticos devido ao fato de guarnecer informações valiosas e sigilosas de pessoas e empresas que podem ser obtidas e usadas de todas as formas por invasores.
Existem várias tecnologias e ferramentas que podem ser usadas para evitar a obtenção desses dados através de acessos externos de forma ilícita. Porém, basta que um pequeno erro ou distração seja cometido por acesso interno pelos segmentos lógicos para que sejam comprometidos todos os níveis de segurança implementados pelas empresas, sejam elas de pequeno médio ou grande porte, e até mesmo multinacionais.
Nos últimos anos, diversos meios de comunicação tem divulgado e ressaltado a necessidade do "controle" exercido por empresas