motores 1
MISTURA CARBURANTE
CALCULO DE CILINDRADAS
CALCULO DA TAXA DE COMPRESSÃO
Motores I
MISTURA CARBURANTE Nomenclatura dada ao processo de mistura que ocasiona a queima do combustível. Nos motores a combustão essa mistura é feita com combustível que pode ser gasolina,álcool,gás natural ou óleo diesel e o ar admitido pelas válvulas. Processo este estudado pela estequiometria, onde com base nas leis da termodinâmica e conservação das massa chegam em cálculos que fazem com que essas misturas sejam de melhor aproveitamento possível.
ESTEQUIOMETRIA
Estequiometria é o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes. Tem por função fornecer ao motor no ciclo Otto (ciclo que abordaremos neste trabalho) quantidades adequadas de ar e combustível, de acordo com as condições que lhe são impostas, como velocidade e carga. Teoricamente falando, ela seria a razão da mistura com o qual um motor apresentaria a sua máxima potência. Essa relação é dada por aproximadamente 15 kg de ar para cada kg de combustível. Tendo como base a gasolina como comburente.
COMO PODEM SER AS MISTURAS
As misturas podem ser consideradas ricas ou pobres, é considerada rica quando a razão ar-combustível real é inferior à razão ar-combustível estequiométrica. O inconveniente da mistura rica é que proporciona combustão incompleta, devido a falta de oxigênio. Assim, haverá formação de depósitos de carbono na câmara, anéis, válvulas e nos eletrodos da vela, prejudicando assim o funcionamento do motor, também fazendo com que há um maior consumo de combustível.
A vantagem é que, com a mistura rica, a temperatura no interior da câmara de combustível é mais baixa.
É considerada pobre quando a razão ar-combustível real, é superior à razão ar-combustível estequiométrica. Quando uma mistura pobre entra em combustão, devido