Tecnologias e ferramentas de gestão
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Recursos Humanos
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO
Nome, Ra
Nome, Ra
AQUIDAUANA/MS
2011
1 - INTRODUÇÃO
1. – TERCEIRIZAÇÃO Terceirização é a transferência de atividade-meio (não essenciais) da empresa para os profissionais contratados para a execução das mesmas. É a garantia para que a empresa concentre suas energias nas atividades-fim. A atividade não essencial na empresa mãe passa a ser a atividade principal na terceirizada. Na terceirização os parceiros têm interdependência empresarial estabelecendo-se uma relação de confiança. A legislação não permite a terceirização da atividade-fim. A subcontratação desta gera, necessariamente, vínculo empregatício. Exemplo: a atividade-fim de uma padaria é a de fazer pão, mas para funcionar, a padaria, precisa ter vários outros serviços, como o de limpeza, que assim como serviço de portaria é uma atividade-meio. Podendo, então ser terceirizada.
1.2 - OPEN BOOK MAGEMENT
O conceito de Open Book Magement seja implantado é necessária total transparência, confiança e mobilização por parte dos funcionários fazendo-os pensar que são donos do negócio. Mas, nem todas as empresas estarão dispostas a utilizar essa ferramenta, a decisão deverá vir da alta gerência.
A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.
O clima organizacional positivo é de suma importância para que a ferramenta seja bem aplicada, assim como a tecnologia da informação, sem ela seria impossível a comunicação dentro da empresa, a mesma deverá formular novos sistemas de recompensa,