Tecnologia e desenvolvimento sustentavel
Incinerar o lixo significa queimá-lo . Que vantagens isso traz ? Um dos problemas sérios de lixo é que ele ocupa muito espaço. A incineração é feita num gigantesco forno. Ao final, restam as cinzas, que são levadas ao aterro sanitário. Como o volume do lixo dessas cinzas é cerca de dez vezes menor do que o volume do lixo queimado, a incineração ajuda a resolver o problema de espaço. Queimar o lixo é mais caro do que enterrá-lo. Além disso quando queima o lixo , sai pela chaminé um gases tóxicos e um pouco de cinzas . E para minimizar esse problema, é necessário a utilização de filtros nas chaminés, o que encarece ainda mais o processo.
Observe algumas de suas vantangens
Uma das principais vantagens da incineração é que ela reduz o volume do lixo. O volume dos resíduos é um grande problema nos aterros sanitários. Por isso, os aterros necessitam de uma grande área operacional para o tratamento do lixo. A redução do volume do lixo também livra as galerias pluviais e os mananciais de água de parte do lixo produzido nas cidades. Lixo que, segundo as desentupidoras, podem entupir, poluir, atrair pragas urbanas, aumentar as enchentes e a incidência de doenças.
A incineração também destrói as características perigosas do lixo, por isso ela é indicada quando o lixo possui alta periculosidade como é parte do lixo hospitalar e industrial.
A incineração destrói a matéria orgânica do lixo e o esteliriza.
A energia calorífica proveniente do processo de incineração pode ser transformada em vapor ou em eletricidade.
Dentre as desvantagens da incineração do lixo estão
O processo de incineração exige a presença de pessoas treinadas.
A incineração libera gases que podem poluir a atmosfera provocando impactos ambientais.
Os gases resultantes da incineração são bastante tóxicos, por isso devem passar por um processo de tratamento.
A escória resultante da incineração também deve ser tratada.
Todos os itens selecionados acima causam um