AS LAVANDERIAS, SUAS TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
MONIQUE HELLEN LUCENA DINIZ
AS LAVANDERIAS, SUAS TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SURUBIM – PE
2012
ISIS VIRGÍNIA DE LIMA NÓBREGA
MONIQUE HELLEN LUCENA DINIZ
AS LAVANDERIAS, SUAS TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Projeto apresentado junto ao ensino médio – 2° Ano “B” do Colégio Marista Pio XII, para a obtenção de conhecimento sobre os impactos ambientais que as lavanderias causam.
Orientadores: Adjanira Moraes, Cristina
Cunha, Marta Lima, Valberes Faustino.
SURUBIM – PE
2012
“Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser”. (William Shakespeare)
RESUMO
Atualmente, as atividades das lavanderias estão muito presentes na economia da nossa região, pois somos o segundo maior produtor mundial do jeans. Porém é devido às constatações dos sérios danos causados pela ação do homem ao meio ambiente que muitos pesquisadores têm se voltado ao estudo dos impactos ambientais resultante de tais ações. Tal panorama é fruto do nosso modelo de desenvolvimento baseado na crença de fontes inesgotáveis de recursos naturais e dos limites de absorção de subprodutos dessa produção pela natureza. Com a indústria têxtil não é diferente, e em especial com a lavagem do jeans.
Dentro do conceito de análise, a fase analisada nesta pesquisa foi a produtiva, mais especificamente a de “lavanderia” industrial evidenciando os métodos utilizados na produção, produtos químicos e funcionamento das caldeiras, que são peças fundamentais no desenvolvimento das atividades. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica exploratória, utilizando-se de coleta de dados por meio de pesquisas documentais e bibliográficas, tendo como base teórica as obras pertinentes aos impactos que as lavanderias trazem ao meio ambiente e a vida do ser