Tecnologia e Consumo
O consumismo é o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada. As pessoas consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, joias, carros, imóveis) sem ter a necessidade destes.
O consumismo é típico das sociedades capitalistas e é estimulado pelas campanhas publicitárias vinculadas, principalmente na TV, cinema e meios de comunicação (revistas, jornais, rádios).
Em alguns casos o consumismo pode se tornar uma doença (espécie de vício).
Neste caso, a pessoa consumista só consegue obter prazer na vida ao comprar coisas. Em situações como esta, é necessário um tratamento profissional de um psicólogo. Por outro lado existe também o consumo consciente, que é aquele em que as pessoas compram produtos que estão precisando verdadeiramente. Pesquisam os melhores preços e buscam produtos que não prejudicam a natureza.
Em que se relacionam a tecnologia e o consumo?
Muitos anos atrás, o homem consumia praticamente tudo o que produzia, não havendo muita margem para o stock dos produtos (refiro-me ainda aos alimentos). Com o passar dos anos, o homem foi aperfeiçoando as suas técnicas de produção, indiretamente estamos a falar de uma tecnologia arcaica, que no entanto, deu resultado e melhorou a produção dos produtos. Com o surgimento da ciência (biologia, química, matemática, etc.) o homem foi estudando e conhecendo melhor os seus produtos (já não me refiro somente aos alimentos, me refiro também já nos equipamentos de vários tipos) e foi aprendendo como multiplicar em pouco tempo o que ele fazia.
O aumento da tecnologia provoca o aumento do consumo, porque todas as sociedades do mundo são consumistas e todos os esforços que são feitos são virados para o consumo. Por exemplo, o petróleo, existe uma grande procura por ele, até guerras são travadas para o puder obter, e o resultado final é um, que é que o petróleo permite o fabrico de inimagináveis produtos, desde, seringas para os hospitais, cabos, cimento,