Numeros inteiros
INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO
INTRODUÇÃO
Com os objetivos de economizar água e propiciar aos engenheiros frequentadores do Instituto, além de mais conforto, o contato com novas tecnologias e o que há de melhor e mais avançado na área de louças e metais sanitários, o Instituto de Engenharia, no dia 25 de março de 2010, firmou uma parceria com a Duratex S.A. – Divisão DECA Metais e Louças Sanitárias.
Nessa parceria, a DECA fornecerá os equipamentos necessários para que possamos nos engajar na luta pela economia e uso racional da água e, em troca, o Instituto abre espaço para que a DECA possa divulgar as melhores formas de aplicar sua tecnologia de ponta, mediante a apresentação de palestras e realização de cursos sobre adequação e modernização de equipamentos hidro-sanitários.
Um dos pontos fundamentais na implantação do projeto é a criação de um sistema de monitoramento de consumo de água, medindo o consumo em cada um dos ambientes das instalações, a fim de comprovar objetivamente a eficácia do processo e permitir a comparação de consumos antes e após a troca de equipamentos. Desse modo, tornou-se necessária a inclusão de um elemento técnico no programa, mediante a inclusão de uma empresa que atua no segmento de medição setorizada.
A ISTA Brasil, filial da empresa líder mundial em serviços de medição de água e gás, foi convidada pela DECA para fornecer e implantar o sistema de monitoramento de consumo por meio da medição nos diversos pontos e foi incorporada ao programa. Objetivando tornar o projeto um caso documentado da eficácia de sua implantação, o processo foi subdividido em três fases:
• Medição referencial prévia de consumo nos ambientes durante três meses; • Capacitação das equipes de instalação e manutenção do Instituto de Engenharia e substituição das peças nos locais já existentes; e • Medição posterior à substituição das peças durante, pelo menos,