Custos exercicio
ANTONIO GRAMSCI
VIDA E OBRAS: Antonio Gramsci foi um combatente do fascismo e do liberalismo. Nasceu em 1891 ao sul da Itália e morreu em 1937 na Roma. Filho de funcionário público era uma criança baixinha, corcunda e com crises nervosas. No entanto, foi um estudante brilhante e conseguiu estudar Letras em Turim. Escreveu mais de 30 cadernos de história conhecidas como "Cadernos do Cárcere" e "Cartas do Cárcere" (publicada em 1947). Entre elas encontramos: Os Jornais e os Operários (1916); Homens ou Máquinas (1916); Os Indiferentes (1917); A Revolução Contra o Capital (1917); A Organização Economica e o Socialismo(1918)... Desenvolveu também as teorias do Estado Ampliado, Ocidente Versus Oriente, Moderno Príncipe e o Papel do Intelectual.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Gramsci entrou para o Partido Socialista e rompeu com o partido em 1919. Ajudou a fundar o Partido Comunista Italiano em 1921. Gramsci queria promover a unidade dos partidos de esquerda no seu país. Ele defendia o marxismo e foi uma das referências do pensamento de esquerda no século XX. Foi preso pela polícia fascista e escreveu muitos cadernos durante a prisão que tinham idéias de teoria crítica e educacional, com trechos que apenas indicam reflexões a serem desenvolvidas.
PRINCIPAIS IDÉIAS: Gramsci desacreditava de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, seria a escola. Gramsci defendia a necessidade da conquista dos trabalhadores camponeses e arrendatários pobres para a luta da classe operária, formando uma confluência pela Revolução. Aqui está a sua grande contribuição: entender a especificidade local e pensar uma alternativa para o processo revolucionário.
CONCLUSÃO: Antonio Gramsci, um marxista que ao ver o movimento operário italiano ser derrotado pelo fascismo, sentiu a necessidade de pensar uma nova forma de se