Analise gerencial de custos
UFSC CENTRO TECNOLÓGICO – CTC
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL – ECV
DISCIPLINA: ECV5136 – TOPOGRAFIA I
Relatório teórico-prático da disciplina de
Topografia I do Curso de Engenharia Civil da
Universidade Federal de Santa Catarina como atividade obrigatória no processo de avaliação.
ALUNO (A): Eduardo Binello Mitestainer
TURMA: 03201A
DATA: 10/07/2013
1. INTRODUÇÃO
A medida que o homem evoluía e conquistava seu espaço, expandia seus domínios sobre áreas desconhecidas. Foi a partir da necessidade de conhecer esses novos terrenos que surgiu uma forma de representação geográfica, a princípio essa representação era feita através da observação e descrição do meio. Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, porém, desenvolveram-se novos métodos e equipamentos que auxiliaram na obtenção de dados para posteriormente representa-los de forma adequada.
Surgia então a ciência que estuda essa representação denominada Topografia, que do grego a palavra TOPOS significa lugar e GREPHEN descrição. A disciplina tem por objetivo representar uma superfície real em escala adequada através das medições de ângulos e distâncias levantadas em campo, cujo processo recebe o nome de levantamento topográfico. Dessa forma, a topografia é de extrema importância para diversos trabalhos de Engenharia, em que o conhecimento da forma e dimensões do terreno é indispensável.
2. REVISÃO DA TEORIA
2.1. Definição completa de Topografia
Conjunto de métodos e processos que relacionam os pontos previamente escolhidas, convenientemente distribuídas ao longo de um terreno de coordenadas topográficas conhecidas, aos pontos definidores de seus acidentes planialtimétricos, naturais e artificiais de seu relevo, visando sua exata representação em escala desejada; ou aos pontos definidores de um projeto de engenharia a ser implantado nesse terreno. O levantamento topográfico utiliza medições de ângulos e